Direito de expressão, sim. Preconceito, não!

Qual dos dois anúncios você acha ofensivo: “Algumas pessoas são gays. Supere!” ou “Não gay! Ex-gay, pós-gay e com orgulho. Supere!”?

Obviamente, são campanhas de organizações opostas. Uma, desenvolvida pelo grupo de direito dos gays, Stonewall, e a outra, pelos movimentos cristãos, Christian Legal Centre e o Core Issues Trust, que defendem a cura para o homossexualismo. 



A primeira, parte de uma campanha desenvolvida em 2007 (com direito a camisetas, canecas, cartazes e a adesão de muitas celebridades), causou uma feroz reação do movimento cristão, que criou uma campanha similar, e, em março deste ano entrou na justiça contra o prefeito de Londres, Boris Johnson, por ele ter proibido a veiculação dos cartazes “pós-gay” nos ônibus da cidade, mas permitido que anúncios gigantes na lateral dos mesmos ônibus exibissem a campanha em favor do homossexualismo.

A decisão foi em favor de Johnson, mas questionou a permissão de uma campanha em detrimento da outra, o que levou a um novo processo. A decisão final virá somente em Dezembro.

Aproveitando o intervalo até o final do ano, o movimento Stonewall colocou novamente, este mês, a campanha nos ônibus. Cerca de mil veículos exibem, pela cidade, o slogan “Some people are gay. Get over it!”, o que levou o grupo cristão a ameaçar uma nova ação judicial.

Particularmente, vejo uma grande diferença entre uma campanha e outra. Embora use de um humor provocatório, a campanha do movimento Stonewall simplesmente nos diz o que todo mundo sabe. Existem gays no mundo e você não pode fazer nada contra isso. Em um país livre, homossexuaismo não é crime, é um direito. Já a outra, sugere que ser homossexual é algo curável, como uma doença indesejada. Como se a cura tornasse a pessoa melhor do que a outra, ainda gay.


Existe uma diferença sutil entre direito de expressão e ofensa. Eu usaria uma camiseta ou colocaria um adesivo no meu carro com o slogan do Stonewall, mas nem por muito dinheiro, usaria um minúsculo bottom que fosse da campanha dos grupos religiosos.

SOME PEOPLE ARE GAY. GET OVER IT!

Comentários

excelente post
ganhar curtidas disse…
Muito bom o post amei, o blog muito bom adorei !
Marcos Bento disse…
Parece que omovimento gay e seus simpatizantes consideram sua causa sagrada demais para permitirem a livre expressão de opiniões contrárias, não foi o que aconteceu com o Brendan Eich? Acho que a mínima coerência que se pode esperar de uma sociedade que permite cirurgia de mudança de sexo é permitir a mudança dos desejos e dos caprichos sexuais, assim como a propaganda para um lado e para outro.