Maddeleine: quem terá coragem de agir?



Dois anos depois do seu desaparecimento (completados exatamente hoje), Maddeleine parece ter se tornado apenas um rosto numa disputa midiática e política.


Dois documentários, duas versões e forças poderosas agindo em lados opostos. Na segunda-feira (4/05),a versão dos McCann chega ao Oprah Winfrey Show.


Na entrevista, a mãe, Kate McCann, chora e mostra o quarto de Maddie. Segundo o site de Duarte Levy, Oprah se emociona e mostra uma simulação de como deve estar Maddie nos dias de hoje (foto). Colocam o público solidário aos McCann.


Nada falam sobre as acusações que versam sobre o casal, mas divulgam a estréia do documentário feito pelo Channel 4 (praticamente dirigido pelos McCann), que será exibido no dia 07/05, no Reino Unido.

Nada falam sobre um outro documentário Maddie: A Verdade da mentira, baseado no livro do policial Gonçalo Amaral (afastado do caso cinco meses depois do desaparecimento). O livro de Gonçalo coloca os pais como principais suspeitos pela morte (e não apenas desaparecimento) de Maddie. O documentário foi ao ar, em Portugal, e já foi assistido por mais de seis milhões de pessoas (faça o downloado aqui. Senha para descompactar: PT).

A menos que um acordo muito interessante seja feito nos bastidores dessa história, a foto de Maddie será sempre acompanhada por um ponto de interrogação.

Não quero que esclareçam o caso pelo simples desejo de "saber" o que aconteceu, mas para que Maddie tenha o direito de ser enterrada com dignidade ou que seja libertada das mãos de um pedófilo. Que seja! O mínimo que os envolvidos (autoridades, imprensa, etc) poderiam fazer, ao invés de se confrontarem, é se unir em pról dessa menina de tinha apenas três anos quando alguma fatalidade caiu sobre ela.

Mas, não. Quem fez qualquer coisa com Maddie tem o amparo de gente grande. Se foram os pais, estão protegidos pela polícia britânica. Se foi uma rede de pedofilia, tem a proteção de muitas polícias e, neste caso, infelizmente, Maddeleine foi só mais uma entre milhares que acontecem todos os dias, em todo o mundo.

Comentários

Anônimo disse…
Érika,
adorei seu blog.
Foi um amigo comum, o Kaike Chaves,
jornalista em S.J dos Campos
quem indicou. Valeu!
Quero poder trocar idéias e "Opiniões" (seu novo Site).
Sou aprendiz da net, costumo
dizer que sou, na verdade,
aprendiz da "Tia Net". Lancei meu
blog também; dê uma olhada e faça
seu comentários, críticas e sugestões.
No mais, valeu.
PS. Adoro a Itália. Já estive
aí, principalmente no Sul, várias
vezes - Paola, Cosenza, Calábria.
Abraços,
Antonio Trotta
Meu blog:
antonio-trotta.blogspot.com