Incoerência na era digital e a ameaça ao futuro

Como este mundo está estranho e confuso. Sinto pena desta nova geração que tem sido bombardeada por regras tão frequentemente infringidas. Não é à toa que há tanta dissonância entre diferentes gerações hoje em dia. 

O efeito Greta Thunberg é um dos exemplos mais atuais. Vivemos em uma era em que buscamos o aprimoramento do comportamento humano. Queremos ser melhores e deixar um mundo melhor para a nova geração, mas chamamos vegans de hipócritas e criticamos Greta pelo seu discurso ensaiado e clichê. Sim, eu também achei um pouco demais, mas este é o estilo Greta e tem sido assim desde que ela começou o movimento Fridays for Future, em 2018. E daí que Greta tem patrocinadores corporativos? Atletas tem patrocinadores, a mídia tem patrocinadores, artistas tem patrocinadores. Se Greta estivesse sendo forçada a ser o que é e criticar a falta de ações concretas pela preservação do Planeta, seria outra história, mas não é o caso. Patocínio é o uso mutuo de forças, uma troca de comodities. 

Qual a diferença entre Greta Thunberg e tantos outros ativistas? As suas expressões sisudas (e assustadoras)? Greta é uma idealista que vive na era digital onde o seu discurso vira “meme” em segundos. E esta é a diferença entre Greta e outros ativistas que viveram no passado. Uma sociedade imersa em um eco digital, onde bullies se apresentam a um tweet de distância do post anterior em que este defendia os direitos de expressão. Hoje em dia, quem quer se expresse de forma caricata vira chacota na rede digital, um rastro eterno de humilhação, diferente dos nossos tempos quanto o bully terminava quando nos fechavamos nos nossos quartos. 

Pela personalidade que Greta tem demonstrado ter, acredito que mesmo aos 16 anos de idade, ela seja forte o bastante para ser indiferente aos memes e ataques vindos até do alto escalão político. E, para ser sincera, eu gostaria que mais jovens como Greta tivessem a coragem e determinação de lutar pelos seus ideias, lutar pelo Planeta e pela vida, sem receio dos haters e memes que virão, mas isso é difícil demais hoje em dia. Principalmente para os jovens que sabem, como ninguem, o poder da mídia social. Como podemos rotular a juventude de hoje de alienada e frágil enquanto um bando de adultos reforça o conceito de que expressar a sua opinião pode ser extremamente perigoso? 

Será que perdemos mesmo a capacidade de interpretação dos fatos? Eu entendo que as expressões nos discurso de Greta foram meio off, mas é daí? Qual discurso ativista não é? Eles são dramáticos e apocalípticos sim, este é o objetivo do ativismo. Chamar a atenção para algo catastrófico que pode acontecer no futuro caso não façamos algo agora. Isso é o que Greta quis dizer com “vocês roubaram os meus sonhos e meu futuro” porque pode não haver futuro para este Planeta se não respeitarmos o solo, o ar, a água e aos outros. Talvez Greta tenha razão. Estamos mesmo roubando um futuro onde o ser humano é mais humano e saudável.

Greta é o futuro deste Planeta assim como minha filha de 14 anos que tem medo demais de se expressar em público por receio do que os colegas vão dizer. Um extermínio social imposto por pessoas como os haters de Greta que reforçam nos jovens o exílio mental. 

À Greta e minha filha - opostos em atitudes, mas não em opinião; sejam curiosos, sejam ativistas, defendam as suas opiniões sem medo das críticas, pois os haters dizem mais sobre eles mesmos do que sobre quem eles criticam. 

Comentários