Motivação, desculpa e oportunidade

Durante toda a semana, a Inglaterra esteve de joelhos diante dos inúmeros ataques sofridos em várias cidades da ilha. Sociólogos tentam explicar o porquê de tanto vandalismo. Alguma motivação existe, é óbvio, é uma questão de física! Mas, motivação não pode ser usada como desculpa para violência e vandalismo. O estopim, que teria sido a morte de um homem negro durante uma ação policial, nunca foi o motivo da confusão que se instalou nos dias seguintes.

A falta de emprego, a falta de perspectivas ou o descontentamento com políticas públicas não podem e não são desculpas para nada do que vimos nas ruas britânicas (e nem seria em qualquer lugar do mundo). É pura rebeldia, puro vandalismo e desrespeito que se espalharam e, como parasitas, bastou encontrar o hospedeiro certo. Tanto que, entre os mais de 1500 detidos até agora (foto), estão muitas pessoas com empregos fixos e metade delas é menor de idade, como crianças de 11 anos que mal entendem de crise financeira!

Muitos dos envolvidos já foram julgados e até condenados, numa demonstração de agilidade invejável da justiça britânica com os tribunais trabalhando dia e noite! Uma competência que a polícia não teve levando tempo demais para conter os rebeldes.

A onda bestial de violência arruinou pequenos comércios, deixando famílias sem o seu sustento, e saqueou lojas de grifes numa evidente prova de que não foi a falta emprego ou comida, mas o desejo desenfreado de baderna e de consumo de bens não primários que motivaram os atentados. Não são chefes de família saqueando para comer, são pessoas vazias, fúteis e manipuladas pelo discurso “rico contra pobre”, mesmo que, entre elas, esteja uma universitária de classe alta!

Já entre as vítimas, quatro das cinco pessoas mortas eram comerciantes que estavam tentando evitar que a sua loja fosse saqueada ou que tentavam contar os danos. Pessoas que dão duro o dia todo, trabalham dignamente e pagam taxas que bancam a escola pública e o atendimento de saúde para eles, para seus filhos e também para os jovens que saqueavam o seu comércio! Não é questão de direita contra esquerda, de preto contra branco, de minoria contra maioria. É questão de desvio de comportamento que não atinge este ou aquele segmento social. Não tem muito o que discutir, é criminalidade pura. Existem outras maneiras de se protestar, seja pela morte de alguém, seja pela falta de emprego, pelo corte de serviços, pelo que for!

O reforço policial e a aglidade nas condenações podem conter o tumulto, mas não vai resolver definitivamente o problema, pois jovens agitadores existem em todo o lugar do mundo, basta apenas uma oportunidade o que, nos dias de hoje, não falta! O cenário é propício para estes tipos de atitudes, por isso, é preciso pulso forte para conter o mal pela raiz. Vivemos um momento perigoso do uso da democracia e da liberdade em prol da bandidagem. É hora de rever muitos conceitos, seja na Inglaterra como em outros países do mundo. Tudo tem limite.

Comentários

pois é, nada é motivo para violencia e vandalismo, mas como pode uma mente humana pensar em desmantelar aquilo que é para seu proprio usofruto?
tentar contra a fragilidade da vida alheia?
será que estamos ensinando nossas crianças a amar antes de se tornanrem adultos insanos?
o amor ao proximo mal existedentros das igrejas, como pode existir nas ruas?
o respeito foi espulso das familias, como pode viver no meio da sociedade?
onde vamos parar?

ADORO SUAS CRÔNICAS, pena que sou muito romantco para denunciar assim como voce^faz.

www.venutoimpactodp.blogspot.com