É duro torcer pela Itália




Foram os meus 20 minutos mais sofridos como torcedora de futebol, nos últimos anos. Se dependesse dos meus xingamentos, pulos, gritos e pancadas no sofá com o punho fechado, a Itália teria arrebentado a rede do gol slovaco várias vezes. Mas que nada! Nem os meus delírios e nem os dos milhões de torcedores italianos conseguiram mexer com uma equipe quase morta em campo.


Entendo de futebol como meu marido entende de cozinha. Embora quase nada, ele consegue fazer um mexido de ovo e um macarrão (claro!) deliciosos e eu consigo ver quando uma equipe não finaliza uma jogada, quando erra nos passes, quando não há criatividade, enfim, não jogaram futebol como sempre vimos a Itália jogar! E, sem jogo, fazer o que na Copa? Melhor voltar pra casa mesmo e pegar no batente.


Os italianos pararam e assistiram ao jogo como a uma final de campeonato. Em Roma, a praça Siena ficou lotada com torcedores que queriam acreditar na seleção de Lippi, mas todos sabíamos que estava difícil. Só um choque para acordar a equipe e fazê-la chegar mais adiante neste mundial (nem digo vencer!). No final, Lippi assumiu toda a culpa por não ter sabido agir tecnicamente e nem psicologicamente com os jogadores. Já os próprios, isentaram o técnico dizendo que no campo são sempre eles e que não jogaram bem e pronto. Palavras ditas por Fabio Quagliarella (foto), que saiu chorando de Ellis Park.


Vendo os jogadores se arrastando no campo, sem motivação alguma, estava vendo a própria Itália, um país lutando contra uma crise econômica que já dura quatro anos, mas na realidade apenas sobrevivendo ao furacão. O italiano, que é um povo tão alegre, tão folcloricamente barulhento, anda calado. Cabeça baixa, auto estima abalada.


Se eu não estivesse com o coração tão italiano, diria "não estou nem aí com a Itália", ou "um a menos para o Brasil derrotar" e coisas do gênero. Mas não. Estou muito chateada e a imprensa daqui está... furiosa! "Eliminação merecida" "Nunca se viu uma Itália tão ruim assim" "Vergonha! Itália fora e no último lugar da chave".


Culpam o técnico por ter levado uma equipe sem vida, sem talento e sem imaginação para o mundial. Como disse, futebol técnico não é o meu forte, mas uma coisa fica evidente. Uma filosofia de vida que vimos aplicada nos gramados, hoje e que deve ser seguida, urgentemente, no nosso dia a dia.


Basta um pouco de garra, dedicação e criatividade para superar os adversários. Basta acreditar e tentar, tentar e tentar para passar por este período cinzento que paira sobre toda a Europa. Um continente que já viveu momentos muito piores do que este e que se reergueu, não foi?

É apenas um período. Foi apenas um jogo. A vida continua.

Comentários

Anônimo disse…
E os italianos, assim como tantos outros europeus, sabem muito bem disto. Foi só uma batalha perdida, nao a guerra, como disse Napoleao, mas melhor deixar os franceses de lado. Há um hiato imensurável entre a eliminacao de franceses treinados por um técnico individualista, que escala o time de acordo com o mapa astral deles. A Itália que nao está no seu momento. E quem nao tem os maus momentos. Agora é parar, respirar fundo, rever todo o jogo para entrar novamente em campo. Será assim! AMei o textoooo
Patricia disse…
Oi, vi o link para o seu blog na pagina de recados da Erica (de Siracusa). Como sou curiosa cliquei. rsrs

Adorei seu texto, vou continuar lendo seu blog tà?

Tanti saluti da vizinha de Erica

Pati
Unknown disse…
E os italianos, assim como tantos outros europeus, sabem muito bem disto. Foi só uma batalha perdida, nao a guerra, como disse Napoleao, mas melhor deixar os franceses de lado. Há um hiato imensurável entre a eliminacao de franceses treinados por um técnico individualista, que escala o time de acordo com o mapa astral deles. A Itália que nao está no seu momento. E quem nao tem os maus momentos. Agora é parar, respirar fundo, rever todo o jogo para entrar novamente em campo. Será assim! AMei o textoooo
Unknown disse…
Como já tinha te falado no Fbook, concordo contigo.Mas longe do time do croissant isso que aconteceu com a Itália.E vamos ver outras badaladas ficarem no caminho.
Achei que voce escreveu com o coração mesmo amiga.Te imagino ,socando o sofá...mas vá lá e tome um cafézinho...a vida continu...e como.
Dila M.P. disse…
Ciao, Bella !!
Sofri pela italia como não sofria pelo Brasil desde de 1982 !! E se eu voltasse no tempo, lá em 82 teria chorado de alegria !!!
Hoje fiquei triste, mas assim que terminou o jogo, peguei meu 'pin' "I love Italy" e pus no peito... e a faixinha da squadra azzurra vai continuar no meu perfil até o final do mundial.
Eu tinha esperanças... muitas apesar de todas as estatisticas... Mas se a 'nostra' seleção tivesse demonstrado a mesma garra de hoje nos dois primeiros jogos, estaríamos na proxima fase. Mas hoje vimos de verdade uma "bella" partida de futebol, a mais bela da Copa até o momento. Se ser italiano e jogar mais bonito quando tudo está perdido, então sim...vou torcer para que a italia continue fazendo seu melhor nos momentos ruins, a gente só precisa, não esquecer dessa garra nos momentos de conforto e calmaria. Isto foi sem dúvida uma lição, tanto para a Azzurra quanto para nós !!
Avanti ragazzi !! una nuova giornatta comincia domani !!
Grazie ragazze!

Somos fortes, hein! Com tantos amigos (machos) só as meninas comentaram o texto.. hahahaha
Dááááá-lhe mulherada!!!!

Patrícia, obrigada pela sua visita ao blog. Volte sempre! Vi o seu blog de culinária e ADOREEEII!!!

Beijos a todas e atá já. :)