Quando tudo vale a pena




Admito, caros leitores, que não tenho me interessado à mínima para o que Lula tem feito ou dito. Certamente não estou perdendo nada valioso em minha vida. Em troca de ler os noticiários, acompanhar blogs e sites, direcionei-me à uma conquista pessoal. Uma só não, duas, várias, muitas! Semana passada, casei-me na prefeitura de uma pequena cidade, na Itália. Uma cerimônia simples, acompanhada pelos meus três filhos e os colegas do jardim da infância da minha filha de quatro anos. Troco meu texto - normalmente política - por um breve texto sobre a felicidade. Quem preferir ler sobre Lula, Olimpíadas, Copa do Mundo ou assento no Conselho de Segurança da ONU, vou ficar devendo, pois hoje (e ainda por alguns dias) flutuo entre a felicidade e a incredulidade. Será mesmo que tudo isso está acontecendo comigo?

Certa vez me disseram que o ser humano, em geral, teme a felicidade, que muitas vezes, ao aproximar-se dela, crê no seu fracasso mais do que na vitória e se afasta. Não, eu não sou assim. Vou em busca dos meus sonhos, acredito neles e só desisto quando um sonho melhor surge em seu lugar. Mesmo assim, ainda custo a acreditar nos dias atuais.

Foram mais de dois anos correndo atrás de documentos, viagens de São Paulo da Itália, da Itália para São Paulo, de São Paulo para Minas, de Minas para São Paulo, de São Paulo para Milão, de Milão para Minas, para São Paulo, para consulados, prefeituras, cartórios. Centenas de telefonemas, milhares de obstáculos, prazos que se estreitavam, leis que mudavam, noites de insônia, dinheiro evaporando, falta de trabalho; excesso de crítica, poucos mas valiosos apoios.

Restrinjo-me ao parágrafo anterior na citação das etapas, altos e baixos dos últimos dois anos e meio de luta, pois o resultado de tudo fala por si só. E este foi que, depois de cinco anos de um casamento não oficial, ao lado dos meus filhos maiores (uma de vinte e um de vinte e um anos), a nossa filha caçula casou a mãe com o pai ao colocar as alianças em nossos dedos.

Ela sabia o quanto aquele momento era especial. O quanto havíamos esperado por ele e quantos obstáculos havíamos superado. Juntos, todos juntos. E os seus olhinhos, brilhando ao olhar em volta, olhando para trás e sorrindo para os novos amiguinhos italianos (que há poucos meses não se interessavam muito por aquela pequena brasileirinha que mal falava o idioma). Naquele momento, ela sentiu-se mais do que "um deles". Sentiu-se mais importante do que qualquer outra pessoa, pois todos estavam ali vendo-a casar os próprios pais. Hoje, ela se comunica, se defende e se destaca, no idioma que antes mal podia falar.

Meu filhos maiores assinaram o livro de testemunhas do nosso casamento. Colocaram seus nomes para selar a união entre a mãe e um pai que, embora não os tenha gerado, os tem no coração e os ampara como se fossem seus. Colocaram seus nomes como testemunhas de uma relação na qual poucos acreditavam e muitos a queriam destruída. Colocaram seus nomes para dizer que estamos todos juntos, sempre.

Ninguém jogou arroz na noiva, embora aqui também se façam coisas assim. Jogaram bexigas, coloridas e de todos os tamanhos. Iniciativa de convidados de coração puro, alma limpa e cheia de vida. Ainda sinto-me plena de todas aquelas cores, aqueles sorrisos, aqueles brilhos nos olhinhos curiosos e abismados. Ainda estou plena de felicidade e orgulho de todos nós.

Dois dias depois, mais uma vitória nos elevou aos céus. Meu marido, Paulo Pavesi, assinou a cidadania italiana. É o começo de uma outra vida que nasce entre as pedras do jardim. Uma nova vida que enche o nosso futuro de luz, oportunidade e garantia. Garantia de que estamos no caminho certo. Garantia de que, quando se enfrenta os problemas junto àqueles que se ama, não há limites para a determinação, para a crença e a esperança. Há sempre um túnel, escuro e longo à sua frente, mas quando se estende a mão para o lado e encontra uma outra, quente, firme e forte para segurar, não importa o quão longo e escuro seja o caminho.

Outros túneis virão, mas não me assusta. Estamos em pé. Mais do que nunca!

Dedico este testemunho a você, Paulinho, que faria 20 anos no dia em que me casei. Por você, conheci seu pai, Por você, acreditei em seu pai. Por você, apaixonei-se pelo seu pai. Por você, brigamos com o mundo e, graças a você, viemos para a Itália. Você é e sempre será o nosso anjo que ilumina o nosso caminho a as nossas vidas. A você, na sua também festa de aniversário (sem que ninguém soubesse que o era) foram dedicadas todas aquelas bexigas, para que o seu mundo, esteja onde você estiver, seja sempre alegre e colorido.

Que a vida continue!!!!!

(foto de abertura: Von Adele Oliver )

Comentários

Minha querida, que noticia maravilhosa através deste texto belíssimo.

Meu abraço carinhoso ao casal e muitas felicidades para a família
Junia Turra disse…
Li e chorei. Um dos textos mais lindos que já li. As palavras tem mais do que um significado. Todas estas palavras formam uma belíssima sinfonia, orquestrada pelo Paulinho, que, em uma nota aqui ou ali também me uniu a vocês. Como disse Mozart: "podem me tirar tudo, podem destruir tudo, mas o que sou, o que posso, a música, está dentro de mim, vive em mim". Os sonhos, a determinacao, a luta pelos princípios e contra a falta deles. Aqui está um verdadeiro conto de fadas: tudo de mal pode acontecer, mas o amor, a perseveranca, venceram. O final é feliz e tem continuacao: um novo comeco - felicidades para sempre. E foram felizes para sempre!Nao poderia ser diferente.
Colega, tomei conhecimento só hoje de toda a história e trama por trás do caso Paulinho, através deste site, e confesso, estou chocada. Meu Deus, não acreditava quão longe a maldade humana poderia ir, e confesso que como jornalista, me sinto envergonhada, pela classe, pelos médicos e por toda nossa sociedade, que se cala diante de toda esta barbaridade! Peço a Deus, que isto seja devidamente apurado, e que em algum momento, não tão distante, que a verdade venha à tona e toda a corja envolvida com as barbaridades relatadas por seu marido, sejam desvendadas. Fico feliz em saber que em meio a tanto caos, vocês conseguiram encontrar um pouco de felicidade. Que Deus os abençõe!
"Colega", obrigada pelo apoio à causa do Paulinho. Foi e ainda é uma dor imensa em todos os nossos corações, mas o pior é para quem ainda pode ser vítima desta imensa rede. Infelizmente, o que Paulo tentou fazer para impedir que esta prática homicida e cruel continuasse não deu os resultados que esperávamos. Não apenas por justiça ao Paulinho mas também para evitar que houvesse outras vítimas. Em meio a tudo isso, tentamos nos presentear sempre com momentos mágicos e inesquecíveis, como este, porque ambos sabemos o quanto a vida pode ser curta... obrigada!