Saviano, o jovem que desafiou a máfia


Roberto Saviano tinha 26 anos quando publicou o livro "Gomorra" (ainda não publicado no Brasil). Na obra, ele explica - com detalhes - como funciona o esquema financeiro do grupo Camorra (máfia conhecida principalmente no sul da Itália). Os tentáculos deste grupo, como mostra Saviano, alcançam desde o milionário mundo das grifes italianas ao tráfico internacional de drogas.

Vale a pena a leitura!

Saviano passou a ser perseguido e ameaçado pela máfia. Durante os dois últimos anos, o jornalista/escritor vive sob a proteção do governo italiano. Não tem residência fixa, não tem vida privada.

Este mês, a polícia italiana descobriu um plano para executar Saviano. A morte do escritor estava marcada para a noite de Natal. Esta foi a gota d'água para que Saviano dissesse: "quero ir embora da Itália".

Nesta entrevista à rede de televisão CNN, ele explica que o problema não foi ele ter contado sobre a máfia. O problema é que a mensagem, de mão em mão, chegou a mais de um milhão de pessoas, só na Itália. "Gomorra" já foi traduzido em mais de 40 idiomas.

Comentários

Entregrupos disse…
Érika, olha o chute....

Mas não era esta organizaação que teve agora há pouca preso/presa sei lá sua chefe, um transexual?
Posso estar confundindo, senão

oooooooooooo chute. rrsrsr
Oi, Michel!
Que chute bom, hein! É isso mesmo. O camorrista (ou "a"???) foi preso este mês mesmo, em Napoli. Mas não chegava a ser um chefão, mas uma chefinha... hehhehe... a Ketty (ou Ugo). É...na máfia tb tem dessas coisas!!!!